Seguidores

21/07/2016

Ganhar peso e 1ª consulta na nutricionista

Olá meninas/os

Há uns meses publiquei esta foto no instagram. Quem ainda não me segue anda a perder algumas coisa :)




Dentro deste "folheto" está todo o meu plano alimentar passado pela nutricionista. Mas antes disso, irei começar por falar o que me levou a ir a uma consulta de nutrição.

Numa certa idade, talvez pelos meus 12/13 anos, eu cheguei a pesar 45kg e seria de esperar que com o passar dos anos eu aumentasse de peso mas pelo contrário, o meu peso diminuiu para 42/43kg e muito raramente a balança indicava 44kg. 
No ensino secundário era frequente a turma de desporto medir o IMC das outras turmas e depois comunicar ao professor de educação física. Claro que a professora só ia falar com os alunos em situações "problemáticas", no caso com os gordinhos e comigo (a magrinha). A conversa da professora comigo era sempre a mesma "Jessica tu comes? É que tu tens pouco peso. O que é que podemos fazer para melhorar isso?". Sim,ela perguntava-me a mim o que podíamos fazer como se eu fosse alguma especialista. Ainda por cima, ela foi minha professora durante 3 anos, agora imaginem. 
Nos balneários as conversas sobre o corpo também eram frequentes, principalmente quando começava a chegar o verão.
Tudo isto somado a comentários de familiares e outras pessoas, fez com que eu começasse a olhar mais para o meu corpo e até mesmo a ter complexos. Até então, eu olhava-me ao espelho e não desgostava do que via.

No ano passado entrei para a faculdade e, para muita gente esse é um período em que se engorda devido à má alimentação. 
Eu por mais chocolates, doces e fritos que coma não engordo! Muitas pessoas queriam ter essa "sorte".
Na faculdade eu tenho acesso a consultas gratuitas, nomeadamente de nutrição, então resolvi aproveitar pois era algo que já queria ter tido oportunidade de ir. 

1ª consulta de nutrição

Motivo: ganhar peso de forma saudável

A minha primeira consulta foi no dia 9 de março. A primeira coisa que a médica me perguntou foi o que me tinha levado a ir àquela consulta, ao qual respondi que há vários anos que tenho peso a menos e queria aumentar de forma saudável. 
Perguntou quanto pesava e quanto metia e de seguida foi confirmar. Tinha 1kg a mais do que eu achava (devo ter comido bem antes de ir). 

Peso: 44kg
Altura: 1,60m

Depois lá agarrou numa calculadora e começou a fazer contas. Disse-me que teria de pesar 54kg e nem valia a pena perder tempo a calcular o IMC porque seria de magreza.

Objetivo: + 10kg

Antes de passar ao plano alimentar, começou por dizer que teria de beber 1,5 litros de água ou chá, ir para o ginásio ou fazer aulas de dança, fazer caminhadas e aproveitar os tempos livres para fazer exercício. 
Quanto ao plano propriamente dito, como o objetivo é ganhar peso eu não tenho tantas restrições como uma pessoa que tenha de perder, a própria médica disse "os meus outros pacientes, que têm de perder peso, iam adorar se eu lhes dissesse que podiam comer isto". No entanto, existem muitas coisas que são iguais e a diferença está nas quantidades. 
Faço 7 refeições por dia. No geral tenho de comer uma quantidade generosa de hidratos. 
Acompanho as principais refeições com uma sopa (sem batata) de legumes (cenoura e algo verde), uma chávena de legumes crus e meia de cozidos e massa/arroz/batatas/feijão/favas/ervilhas/grão/lentilhas. As minhas quantidades de hidratos são o dobro ou até mais do dobro do que uma pessoa que pretende perder peso tem de ingerir. Devo evitar as carnes vermelhas e dar preferência às carnes brancas e ao peixe. E posso comer no máximo 4 ovos por semana. 
Para a sobremesa posso comer qualquer fruta ou gelatina (não tem de ser light).
As restantes refeições são à base de: pão escuro, bolachas integrais, tortilhas de arroz/milho, iogurtes magros, aromas, pedaços e gregos (estes dois últimos não com tanta frequência), batidos, sumos naturais, leite meio gordo, chá de ervas, tostas normais ou integrais, corn flakes, fruta e não só. As grandes diferenças surgem nestas restantes refeições e vou passar a enumerar algumas coisas que eu também posso comer e que quem quer perder peso não: marmelada, doce, compota, nestum ou flocos de aveia com mel, bolo caseiro, por exemplo, pão de ló, néctar 100% fruta (compal) e bolacha Maria. 
O pão pode também ser acompanhado de manteiga de amendoim, manteiga vegetal, queijo magro ou queijo fresco também ele magro. 
Para temperar a salada uso vinagre balsâmico ou sumo de limão e azeite. 
Para cozinhar uso azeite em vez de margarina e não exagero no sal. Dou preferência a alimentos cozidos, estufados em cru, grelhados e assados sem gordura.
Posso usar mel, açúcar amarelo ou mascavado (sem exagero)
Nas saladas posso juntar frutos secos e sementes.

Penso que não me esqueci de nada relativamente ao plano. 
Eu saí da consulta a achar que não iria ser difícil de cumprir e que o meu plano não era nada do outro mundo. 
A segunda consulta ficou marcada para o mês seguinte. Será que consegui cumprir o plano? E aumentar de peso? Conto tudo num próximo post.
Beijinhos




Segue-me/Follow me
Facebook Twitter Youtube Instagram Snapchat - jessica.morais9

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Com esse plano penso que vais conseguir o teu objectivo, de forma saudável ;)

    O importante é manteres-te sempre motivada, pois para ganhar peso leva algum tempinho ;)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, os resultados demoram a chegar e às vezes é difícil manter-me motivada.

      Beijinho

      Eliminar