Seguidores

04/08/2017

Desabafo universitário

Olá meninas e meninos!!


Para quem não sabe, eu vou para o 3º ano da Licenciatura em Geografia e ando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Quando entrei para o meu 1º ano foi quando fizeram a reforma da oferta formativa (ROF). Se por um lado esta reforma trouxe coisas boas para nós alunos, também trouxe coisas menos boas e com as quais muitos de nós não concordamos. E agora vou desabafar com vocês, porque aqui o cantinho também serve para isso.

Fonte: UC

Começo por falar na questão da igualdade. Se a maioria dos cursos da Faculdade de Letras tem apenas 4 unidades curriculares (sim, já não se chamam cadeiras) obrigatórias porque é que o meu não? Porque é que temos de ter obrigatoriamente 12 uc? (existem mais 2 cursos com 12 uc obrigatórias). Se existe liberdade de escolha para uns também deveria existir para os outros, porque raio há esta diferenciação?  Como se pode ver a reforma não foi igual para todos. E será que essas 12 uc obrigatórias são todas assim tão importantes? Será que são relevantes para a área que queremos seguir? Sim, porque no meu curso existem duas grandes vertentes, a Geografia Física e a Geografia Humana. No seminário já teremos de escolher por uma delas e no mestrado também.
Como já deu para entender, a reforma foi introduzida para dar mais liberdade aos alunos para escolherem as uc que mais lhes interessam, e que fazem mais sentido para o seu percurso académico, sendo possível realizar um menor que consiste em fazer 5 uc de um outro curso (ex: Geografia com menor em História), e há também a possibilidade de realizar mais 4 uc fora do curso podendo escolher, por exemplo, 4 cursos diferentes ou então optar por escolher 4 uc opcionais do curso que se está a frequentar. Toda esta liberdade de escolha complicasse, isto porque tem de haver compatibilidade de horário ou então vão haver sobreposições de aulas, o que tem sido um dilema frequente porque não se consegue estar em dois sítios ao mesmo tempo.

Toda esta lenga lenga porquê? Porque os horários já saíram e eu já andei a tentar fazer o meu e, sendo que estou a fazer menor e ainda quero realizar as outras 4 uc fora do meu curso (não gosto das restantes opcionais do meu curso), não está fácil conseguir um horário sem sobreposições e sem aulas à sexta feira à tarde. O dia da matrícula aproxima-se e eu estou-me completamente a passar porque não sei o que escolher. 
Se por um lado é bom o fato de termos liberdade para escolher o nosso percurso académico, e eu gostei disso nos dois últimos anos, acho que este ano preferia ter uc's fixas e não ter de escolher absolutamente nada.

Alguém por aí está a passar pelo mesmo?

Para quem não gostou deste post, não se preocupem que amanhã voltaremos ao normal.
Beijinhos

Segue-me/Follow me

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Um desabafo! são situações chatas, eu não passei por isso pois apenas tirei 12º e já está! Nunca fui amiga de estudar :$

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir para a faculdade sempre foi algo que quis apesar de não ter ido logo depois do 12º ano, mas estudar não é a coisa que mais gosto de fazer :)
      Beijinho

      Eliminar